KPI Software
INFORMATIVO
O que são KPIs?
Entenda o que são KPIs e porque são importantes ter e saber monitorar em sua empresa.

Segundo Fávero (2017), KPI (Key Performance Indicador) representam um conjunto de medidas que focam aqueles aspectos do desempenho da organização que são os mais críticos para o seu sucesso atual e futuro.

Informa ainda que os KPIs possuem as seguintes características:

Não são medições financeiras;

  • São medidos frequentemente (24/7, diariamente ou semanalmente)
  • São acompanhados pelo CEO e pelo time de gerenciamento sênior
  • Indicam claramente qual ação é necessária pela equipe
  • São medidas que atribuem responsabilidade à euipe, para aumentar dramaticamente o desempenho
  • Têm um impacto significativo: afetam um ou mais fatores críticos de sucesso - FCS e mais que uma perspectiva do BSC (balanced scorecard)
  • Devem refretir o comportamento que se deseja encorajar
  • Estimulam a ação apropriada (têm um impacto positivo no desempenho)
  • Ligam atividades diárias da equipe aos objetivos estratégicos
  • Capacitam os gerentes a continuamente aprender e melhorar

Segundo FRANCISCHINI; FRANCISCHINI, indicadores (KPIs) são medidas qualitativas ou quantitativas que mostram o estado de uma operação, processo ou sistema.

Ainda afirma que, portanto: indicadores de desempenho são medidas que mostram a comparação do que foi realizado pela operação em relação a uma expectativa ou objetivo.

No KPI Software a interpretação sobre KPIs relaciona ambas interpretações dos autores citados.

Logo, o que precisamos ter claro no entendimento de KPIs é a importância dele no processo de avaliar o estado (desempenho) em que se encontra uma atividade.

Podemos imaginar uma viagem de São Paulo ao Rio de Janeiro de carro sem os indicadores: nível de combustível e velocidade atual no painel do carro. Acredito que não chegaremos ao nosso destino sem parar frequentemente no posto de combustível e sem tomarmos multas por excesso de velocidade.

Em uma organização o conceito se aplica. Temos atividades executadas sem métricas (KPIs) e sem feedbacks rápidos e claros da atividade gerando improdutividade no colaborador. A atividade, como a viagem, serão concluídas, mas sem um indicador específico, o processo poderá se tornar demorado e dificultoso.

Referências

FÁVERO, R. Indicadores de desempenho: desafios da escolha e do uso . 1. ed. Rio de Janeiro : Qualitymark Editora, 2017. 200p.

FRANCISCHINI, A. S. N.; FRANCISCHINI, P. G. Indicadores de desempenho: dos objetivos à ação - métodos para elaborar KPIs e obter resultados . 1. ed. Rio de Janeiro : Qualitymark Editora, 2017. 200p.

Melhor custo x benefício
EU QUERO
adquirir o software

Home > Desenvolvedor > Introdução > O que são KPIs?